[MASOCH-L] Pfsense - Failover - SIP

Flavio Rescia Dias flavioresciadias at gmail.com
Tue Apr 18 08:17:51 BRT 2017

Gostei da ideia Bruno, mas não vejo como operacionalizar pois tenho apenas
1 IP interno e a operadora um sip server, que na verdade pode ser mais de 1
e variar. Mas vou checar se nosso pessoal de pabx consegue usar 2 IPs
privados para tentar fazer isso.

Douglas,

Obrigado pela ajuda, e sim o HA funciona sem beleza, o problema está mesmo
na troca dos uplinks.

Eu pensava como você, mas ainda não ficou claro para mim, se eu derrubar o
cliente (meu pbx) e tentar registrar novamente, ainda sim ele não volta a
registrar, o que me faz pensar que mudando o tempo de registro do meu lado
não trará nenhum reflaxo.

Por outro lado, se eu mato as conexões no firewall e volta a subir, me faz
pensar que não esteja "presa" a conexão na operadora. Penso que me falte um
pouco de compreensão do SIP.

Pensei em matar as sessões no pf sempre que o uplink mudar de estado, mas o
fpsense enquanto solução de failover já não deveria evitar qualquer tipo de
tentativa de enviar tráfego pelo uplink que está "down"?