[MASOCH-L] Dell Power Edge R720xd x FreeNAS

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sat Apr 8 02:19:11 BRT 2017

> Negativo. O ZIL não armazena apenas journal como outros filesystems, tanto
> é que o recomendado é ter um device para ZIL muito performático para write
> e pequeno o suficiente para armazenar a janela máxima possível configurada
> para o ZIL.

https://forums.freebsd.org/threads/26212/

Por aqui eu não sei a quantas anda, mas lá fora são comuns os relatos
de servers com 48, 64 discos, não faria sentido você ter que gravar
todos os seus dados em um único disco antes, ainda que ele seja
mega-ultra-hyper-alien-performático.  Seu device ZIL determinaria o
seu limite de performance, em throughput e IOPS.  Não vale a pena
complicar, você precisa de uma solução que escale e para isso existe a
RAM, o write-cache.

Gravando apenas os metadados do FS no ZIL, você evita que seus
metadados tenham que concorrer com os acessos de leitura e escrita dos
seus dados (que podem facilmente manter seus discos ocupados
constantemente por mais tempo do que seria desejável).

-l