[MASOCH-L] Dell Power Edge R720xd x FreeNAS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Apr 6 12:07:32 BRT 2017

MS fez oque uma das duas coisa que sempre faz...

1 - Comprar empresa que tem um produto bom para concorrer no mercado.
2 - Copiar algo que funciona e todo mundo quer, só que fazer ele com
interface descente e intuitiva.

Na minha opinião o Storage Spaces + ReFS é a cópia cuspida e escarrada do
ZFS.
Só que ZFS é algo COMPLEXO!
Mesmo com o o FreeNAS fazendo a parte "winbox" do ZFS, quem já pegou uma
falha num volume, um scrub que tenha dado merda, ou coisa assim, o l2Arch
que esteja bugando, sabe do que estou falando...

Com as telinhas do Server Manager da MS, chega ser insultante configurar um
volume.

Eu ainda não usei ele como StorageServer...
Mas pelo que li(se usar a licença datacenter) que ele vira Target em FC.
Com direito a MPIO e tudo mais.