[MASOCH-L] Dell Power Edge R720xd x FreeNAS

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Apr 4 15:45:05 BRT 2017

Testei o FreeNAS 9.10 e o Corral em um equipamento deste.
Na 9.10 tive problemas com a controladora, contudo amenizado quando
configurei o array raid60 para lidar com o mesmo, como a parte de
gerenciamento de discos ficou toda pela controladora não tive problemas,
mesmo sem a parte de gerencia fisica dos discos pelo ZFS o desempenho ficou
muito bom, tive problemas com o iSCSI quando ultrapassava por mais de 2
horas com transferencia acima de 8Gb.

Como estava com "tempo" e interessando em rancar cada bit que o equipamento
possui além de ver se o problema do iSCSI percistia, instalei o FreeNAS 10
 com o mesmo modelo de alocação de discos utilizados anteriormente no 9.10,
quanto ao problema do iSCSI não observei novamente o comportamento.

Como era para teste/aprendizado limitei-me a tratar apenas do iSCSI e do
ZFS sobre um raid60 o servidor estava servindo ao pool destinados a
armazenar discos de VMs do VMWare 6.
Os dois servidores VMWare estavam conectados através de placa decagigabit
broadcom, e para teste foi a movimentação simultaneamente de dois discos de
1TB para o storage e o download de dois discos de 1TB para o datastorage
local dos VMWare.

Creio que para o que pretende com esta maquina há sim os recursos mais
avançados do ZFS que não testei, mais com o basico já faz muita coisa e o
desempenho do storage é ótimo.

Config do storage que tive acesso.
Dell R720XD ( Mesma modelo que o seu ).
Um array raid mirror - 2x320Gb sas destinados a instalação do sistema.
Um array raid stripe - 2x100 SSD destinados a cachestorage
Um array raid 60 - 5Tb - 12x1Tb SAS.
Dual Xeon E2660 e 48Gb de ram.
IF: Dual Decagibit Broadcom.

Obs: A tarefa de leitura foram significativamente mais rapidas devido ao
ARC/ARC2, mesmo que não utilize os recursos exotericos do ZFS, só o
ARC/ARC2 já justifica manter o storage sobre o ZFS por questões de
performance.

Att.

:UNI><BSD:
Paulo Henrique.