[MASOCH-L] [SPFBL] SPFBL.net na MXToolbox

Leandro leandro at spfbl.net
Thu Sep 29 19:22:40 BRT 2016

Pessoal,

Parece que deu ruim ontem lá no MXToolbox:

http://community.mxtoolbox.com/blog/deprecation-of-spfbl-dnsbl/

A principio eles acharam que não toleramos qualquer rDNS com domínio de
terceiros, que não é inteiramente verdade. Nós apenas não toleramos o uso
do rDNS genérico, que é aquele que é alocado imediatamente para cada IP
assim que a operadora ou datacenter alocam os blocos IPs.

Estou desde ontem conversando com o Austin, que é responsável pelo
MXToolbox, para explicar nossa política em relação aos reversos genéricos.

Parece que ele entendeu e concordou. Porém ele fez uma ressalva que esse
tipo de listagem não é exatamente uma listagem por abuso e sim um alerta de
não cumprimento de padrões e pediu para vermos se conseguimos separar os
códigos de retorno para cada caso. Assim cada cliente consegue determinar
se quer a listagem completa ou parcial.

Nós concordamos com o posicionamento dele e demos essa sugestão de códigos:

   - 127.0.0.2: abuse issues like bad reputation or manual block and
   - 127.0.0.3: rDNS issues like none, invalid FCrDNS or generic rDNS.

Estou aguardando a resposta deles, sobre o que eles acham desse tipo de
separação.

Vou pedir para vocês, que usam a nossa DNSBL, que fiquem atentos pois nos
próximos dias poderemos implementar essa codificação. Então caso algum de
vocês precise especificar quais códigos ativam a listagem da nossa DNSBL em
seu MTA, fique atento para essa possível mudança. Para quem usa a consulta
sem especificar os códigos, nada muda na configuração.

Aliás, quem ainda não usa nossa DNSBL por conta dessa política agressiva
acerca de problemas com rDNS, vai conseguir usar somente a listagem por
abuso a partir dessa implementação.

Deixarei vocês por dentro das próximas novidades sobre este caso.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net