[MASOCH-L] Postfix e retornos MAILER-DAEMON

Alex Montoanelli alex.montoanelli at unetvale.net
Tue Sep 20 15:17:52 BRT 2016


Guilherme, aqui fizemos o seguinte:

No software que dispara os emails, adicionamos um header nosso
personalizado ( X-CLIENTE-ID )
com o código do cliente, e um outro Return-Path: para uma conta de emails
para pós-processamento.

Temos um daemon, que loga na caixa do return-path, processa o e-mail,
identifica o cliente - X-CLIENTE-ID,
e depois toma alguma ação baseada n diversas ações.

Quando por exemplo, o motivo é 'mailbox unavailable', marcamos esse para
que ele não
receba mais e-mails e notificamos o gestor da conta do e-mail para
atualizar o cadastro.

Abraço


Em ter, 20 de set de 2016 às 11:53, Leandro <leandro at spfbl.net> escreveu:

> Guilherme,
>
> Reforço o que eu disse antes. Limpe essa base pois muitos e-mails
> inexistentes se tornam spamtrap reciclados:
>
>
> https://www.emailmanager.com/br/blog/11/1463/entenda-o-que-e-uma-spam-trap-e-como-fugir-desta-armadilha.html
>
> O grande problema do spamtrap é que você é pontuado sem nem saber que está
> sendo.
>
> Num futuro distante você terá certamente problemas com listas negras.
>
> Abraços,
> Leandro
> SPFBL.net
>
> Em 20 de setembro de 2016 11:38, Guilherme Boing <kolt at frag.com.br>
> escreveu:
>
> > Não é spam não, mas a empresa aqui envia pelo menos 1 email pra cada
> > cliente todos os dias com algumas notificações do sistema.
> > E tem cliente que tem o email registrado desde 2006 e nem possui mais o
> > email, embora ele continue populando a base.
> >
> > Ai acontece de recebermos milhares de emails de retorno por: usuário
> > inexistente, over quota, domínio não reconhecido, etc.
> > O ideal era realizar uma limpeza dessa base, mas a galera não tem
> interesse
> > nisso. Só se interessam em dizer que a caixa de entrada está cheia de
> > retornos de erro dos emails enviados.
> >
> > Consegui sanar o problema com o error_notice_recipient e notify_classes.
> > Agora retorno os erros pra um endereço específico, e não o remetente.
> >
> > 2016-09-20 10:51 GMT-03:00 Alexandre C. Fonseca <
> > alexandre at specialist.srv.br
> > >:
> >
> > > quem deve receber os erros sao os remetentes que enviaram os emails..
> > >
> > > se volta erro direto, tem coisa errada nos envios ai...
> > >
> > > tao fazendo mala direta (spam)? eh bom rever os conceitos!
> > >
> > > uma mala direta "policitamente correta" a propria lista trataria os
> erros
> > > q voltam e vai removendo os emails da lista para evitar novos erros
> > > depois...
> > >
> > > att,
> > >
> > >
> > >
> > > On 20/09/2016 10:27, Guilherme Boing wrote:
> > >
> > >> Pessoal,
> > >>
> > >> A empresa aqui dispara uns 20mil emails por dia e tem um zilhão de
> > >> retornos
> > >> de MAILER-DAEMON por diversas razões diferentes.
> > >>
> > >> Tem alguma maneira de filtrar ou redirecionar os emails recebidos por
> > >> MAILER-DAEMON ?
> > >> Ou algo mais simples de se fazer do que um redirecionamento ?
> > >>
> > >> Quem recebe os MAILER-DAEMON é o mesmo remetente dos emails. Pensei em
> > >> colocar os remetentes como 'no-reply' (e o retorno do mailer-daemon
> > seria
> > >> pra /dev/null) e inserir um Reply-To para uma conta verdadeira.
> > >>
> > >> Tô no caminho certo ?
> > >> __
> > >> masoch-l list
> > >> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
> > >>
> > >
> > > __
> > > masoch-l list
> > > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
> > >
> > __
> > masoch-l list
> > https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
> >
> __
> masoch-l list
> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l
>


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