[MASOCH-L] SixXS em servidores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Oct 27 09:25:36 BRST 2016

> em
> não
>

> Grato Fernando / Leonardo pelas considerações.
>
> Aproveitando o tópico, devido a campanha do SixXS "Call your ISP for
> IPv6" solicitei pro meu fornecedor de datacenter TIER3 onde tenho colo um
> bloco de ipv6 nativo, eles me enviaram a proposta com determinado valor
> (setup + mensal) por um CIDR /112 com 65.536 IPs.
>
> Pergunto, "tá certo" isso?
>
> Houvi dizer que a recomendação pra provedores (somos fornecedores de
> WebHosting) era maior que isso.

> [...]
Considerando que em hosting exposto para a Internet dificilmente se usa
auto-designação de endereços, eu não acho ruim não... você tem um /16 para
brincar, que é o que tem quem recebe um /48 e depois oferece
auto-designação de endereços em /64s. Só cuidado que algumas implementações
de hardware em IPv6 são otimizadas para prefixos até /64, o que pode
colocar você em roteamento slow-path para todo seu tráfego...

Sobre cobrarem recorrente, parece uma infeliz tendência dada a elevação do
custo estrutural de se lidar com (D)DoS, cuja probabilidade de ocorrência
aumenta com a maior habilitação de serviços oferecidos para a Internet.

Rubens