[MASOCH-L] uso do SPFBL

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Oct 25 20:44:17 BRST 2016

     Olá pessoal,

     Administro alguns pequenos servidores de correio,e tenho
acompanhado várias discussões sobre o SPFBL por aqui, inclusive os
ótimos relatos de queda de mensagens indevidas.

     Li muita coisa no https://github.com/leonamp/SPFBL, mas confesso
que o projeto é bem mais completo que uma mera RBL, e eu tô meio perdido.

     O que eu entendi:
1) eu vou ter que rodar um serviço local, não é mera configuração no
postfix não, como seria uma mera consulta RBL por exemplo;
2)o cliente, que esse sim vai configurado no postfix, depende de
consultas nesse serviço, que pode rodar numa única máquina pra atender
vários clientes (pool)
3) existem servidores 'abertos', como o exemplo padrão de algumas
configurações, matrix.spfbl.net

     perguntas: é isso mesmo ???? o uso do matrix.spfbl.net é gratuito
ou é pago? Possui restrições no uso gratuito (número máximo de
consultas/dia) ???

     Me desculpem se perguntei muito, mas o projeto parece bem complexo,
prefiro entender melhor como ele funciona antes de botar pra rodar e
correr o risco de perder emails nisso :)

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br