[MASOCH-L] Problema com DNS self-hosted
Eduardo Rigler
erigler at gmail.com
Mon Oct 10 17:57:52 -03 2016
Márcio,
Oct 10 17:51:33 ns1 named[2057]: client 46.43.8.64#46971: zone transfer
xxxxxx.com.br/AXFR/IN' denied
Vc acessou uma pagina de teste, é normal que apareça esse tipo de coisa nos
logs :-)
Domínio: a1.ind.br
DNS: ns1.a1.ind.br
Conexão recusada
Versão: 0
Tempo de resposta: 0.01 s
Domínio: a1.ind.br
DNS: ns2.a1.ind.br
Autoridade sobre o domínio
Versão: 2016101002
Tempo de resposta: 0.01 s
Outro site interessante:
http://mxtoolbox.com/SuperTool.aspx?action=a%3aa1.ind.br&run=toolpage#
Reported by ns2.a1.ind.br on 10/10/2016
Não consegue colocar teu NS1 "de cara" pra internet? Pergunto pois fiz um
teste para o IP dele e a porta 53 (TCP/UDP) estão fechadas, falamos sobre
isso em algumas respostas anteriores na thread.
Um tail -f no /var/log/syslog (ou onde estiver seu log) já retorna bastante
coisa interessante também ;)
[]´s
Em 10 de outubro de 2016 17:32, Marcio Vogel Merlone dos Santos <
marcio.merlone at a1.ind.br> escreveu:
> Opa!
>
> Mais informações: usando o site howismydns.com como cobaia subi o named
> em foreground (/usr/sbin/named -f -u bind -d 200 -g 2>&1 | tee -a /tmp/log)
> e tive esta informação relevante:
>
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client 46.43.8.64#17763: received DSCP 0
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client 46.43.8.64#17763: UDP request
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client 46.43.8.64#17763: *blackholed UDP datagram*
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client 46.43.8.64#17763: next
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client 46.43.8.64#17763: endrequest
> 10-Oct-2016 17:15:23.449 client @0x7f4dc80aec50: udprecv
>
> Pesquisando rapidamente no Google tive somente uma página de resultados só
> com código fonte do client.c e um link para malware. Obviamente não pus o
> ip do howismydns (46.43.8.64) em nenhuma lista de bloqueio. Alguém já viu
> isto, tem alguma ideia?
>
> Grato por any pitaco.
>
>
> Em 07/10/2016 17:25, Marcio Vogel Merlone dos Santos escreveu:
>
>> Olá Pessoal,
>>
>> Somos uma pequena empresa de engenharia mas mantemos nossa estrutura
>> pública de internet (NS, MX, etc) internamente por um link Copel e outro
>> Algar, cada um com um NS e MX. O MX1 e NS1 estão no mesmo endereço/link
>> desde o começo do ano.
>>
>> Esta semana tive que mudar apenas o MX2 e NS2 de local e então aproveitei
>> para implementar o DNSSEC.
>>
>> Há dois dias estou tendo problemas em que alguns domínios na internet não
>> conseguem consultar nosso DNS e como consequência perdemos comunicação por
>> email com estes domínios. Primeira medida foi dar rollback no DNSSEC mas
>> sem sucesso.
>>
>> Testando com ferramentas online algumas reportam tudo OK e outras não:
>>
>> OK:
>>
>> * http://dnscheck.iis.se/
>> * https://intodns.com/a1.ind.br
>> * https://www.dnssniffer.com/tools/dnscheck
>> * http://www.kloth.net/services/dig.php
>>
>> Erro:
>>
>> * http://www.ipok.com.br/dnsreportcgi.php?tool=dnsreport&valor=a1.ind.br
>> * http://www.howismydns.com/dns-dnstest
>> * http://dnscheck.pingdom.com/?domain=a1.ind.br
>> * http://www.dnsstuff.com/tools/dnsreport.ch/#dnsReport|type=d
>> omain&&value=a1.ind.br
>>
>> Curioso que no caso do IPOK o teste de ping no 187.72.92.2 (ns1.a1.ind.br)
>> vai com sucesso. Já falei com a operadora e me garantiram que não tem
>> nenhum problema do lado deles. Em meu firewall (pfSense) puxei a regra que
>> dá acesso pro topo, antes de qualquer bloqueio, sem resultado.
>>
>> Alguém consegue fazer algum sentido nisto? Se alguém puder me ajudar fico
>> muito grato, não consigo mais imaginar onde está o problema.
>>
>> Grato e bom fim de semana.
>>
>>
>>
> --
> *Marcio Merlone*
> TI - Administrador de redes
>
> *A1 Engenharia - Unidade Corporativa*
> Fone: +55 41 3616-3797
> Cel: +55 41 9689-0036
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