[MASOCH-L] Storage 10Gbs ou FC

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue May 3 14:12:30 BRT 2016

​Em teoria, FC é mais resiliente e mais estável...

Porém, para mim, FC é pacto com o capeta!
Parece bom agora, mas em algum momento da vida o "cão do inferno" virá
buscar a sua alma.

 - Em qualquer fabricante o esquema de licenciamento por porta depois da
compra inicial é um estupro.
 - Na maioria dos fabricantes, o esquema de licenciamento de feature
adicional (Ex.:  Zonning e Trunking) é uma sodomização.

P.S.: Flames > /dev/null

EU, SEMPRE QUE POSSÌVEL VOU DE ETH 10Gbps
E de preferência vou de iSCSI, nada de FCoE.
(Sim tenho birra com WWN)

TOME CUIDADO
Um dos maiores motivos da inegável maior resiliência do fc-san é o
DUAL-FABRIC.
E em ETH é comum ver projetos que não contemplam o DUAL-FABRIC devidamente
isolados.

Geralmente os projetos, se forem ambos feitos nas melhores práticas, o ETH
10Gbps fica mais caro um tiquinho.
Mas com a vantagem de o ETH ser mais escalável e desamarrado.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação