[MASOCH-L] Sincronização entre openldap e ms AD

Caio Zanolla zanolla at gmail.com
Tue Mar 29 10:47:16 BRT 2016

Minha sugestão é parecida com a do douglas, mas sem Freenas. Samba4 puro.

Obs, mesmo fazendo lab a realidade pode ser diferente (ex: existencia de
instalacao do Exchange no dominio costumava impedir a sincronização do
schema pro samba4. Não sei como está isso hoje em dia)

Seguem uns checkpoints de quando precisei fazer isso.

Backup full do dominio utilizando ntbackup
Snapshot da maquina
Apagar os outros domain controllers e deixar só um
Disponibilizar uma vm limpa com windows 7
Instalar admintools nessa vm

https://wiki.samba.org/index.php/Samba_AD_DC_HOWTO#Viewing_Samba_4_Active_Directory_object_from_Windows
Ingressar Samba4 como DC no dominio
Conferir configuracao de DNS em ambos
Se necessário inserir os registros na mao.
    Está em Classic Upgrade mas pode ser util -
https://wiki.samba.org/index.php/Samba4/samba-tool/domain/classicupgrade/HOWTO#Rebuild_Static_DNS_Records
Certificar que houve replicacao
    WIN - repadmin /showrepl
    LINUX - samba-tool drs showrepl
Copiar the sysvol share do win2k3 pro samba4
  samba-tool ntacl sysvolreset na maquina samba4
Checar acesso dos usuarios ao sysvol do samba
transferir os roles pelo samba (linux ou windows)
pelo linux
  samba-tool fsmo transfer
pelo w2k3
  http://www.petri.co.il/understanding_fsmo_roles_in_ad.htm
  http://www.youtube.com/watch?v=UNsB51HGIv8
  http://www.petri.co.il/transferring_fsmo_roles.htm
  http://www.petri.co.il/seizing_fsmo_roles.htm
  http://support.microsoft.com/kb/324801
  http://support.microsoft.com/kb/255504
Demover o Windows do papel de AD
  Atencao, so se deve demover o server se os roles forem efetivamente
transferidos

http://www.mentby.com/Group/samba-technical/samba-4-fsmo-roles-change-research.html
Isso pode ser util para editar manualmente os registros no samba - ldbedit
-H /usr/local/samba/private/sam.ldb
  http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc740017%28v=ws.10%29.aspx
Demover domain controllers restante

Boa sorte!