[MASOCH-L] Dansguardian, proxy, clearOS

Marcelo celobusana at gmail.com
Wed Jun 22 16:21:44 BRT 2016

Pessoal,

Tenho utilizado a mais de um ano o sistema ClearOS que conta com Squid +
Dansguardian para a parte de navegação. Tem funcionado razoavelmente bem,
tenho autenticação, fiz uma rotina para liberar sites como facebook nos
horários de intervalos de trabalho, tem logs de acesso entre outros.

Mas tenho dois problemas:

1. Lentidão - passa algumas horas noto que demora para iniciar o
recebimento de uma requisição e se eu reinicio o dansguardian (service
dansguardian-av restart) tudo volta ao normal, rápido!

2. Recentemente tenho notado um número maiores de erro tipo:
Failed to load resource: net::ERR_PROXY_CONNECTION_FAILED
Este erro aparenta ser uma crash do dansguardian sem log a única coisa que
tenho é:
Jun 22 16:14:05 router1 dansguardian[6172]: Main parent process exiting
Jun 22 16:14:11 router1 dansguardian[7281]: Started sucessfully.
Mesmo assim não consigo rastrear.
O problema é que tem afetado o web.skype.com que estamos utilizando devido
a dificuldades com o app do skype para windows 2008 server.

O problema 1 até não é tão problemático, pois coloquei um cron para
reinciar o dans, mas o 2 esta me tirando do sério. Já aumentei
configurações como maxchildren, já coloquei os dominios do skype como
exception (para não processar no dans), já alterei parametros do linux para
conexões de rede e nada.
A rede conta com aproximadamente 40 usuários e o clearos roda em ambiente
virtualizado com memoria e cpus livres.

Minhas questões são:
1. Alguém já passou por dificuldades com o dansguardian?
2. Alguém conhece alguma alternativa para o ClearOS? No caso versão que não
tem custo e que bloqueie os sites, uma ferramenta completa na medida do
possivel.

Att,
Marcelo