[MASOCH-L] Licenciamento Windows Server 2012

Flavio Rescia Dias flavioresciadias at gmail.com
Fri Jul 22 23:17:58 BRT 2016

Existem as CALs de Terminal Services e as CALs de Acesso. Se for usar RDP e
servidor de arquivos ou logar no dominio precisará de ambas.

Se tiver MSQL tem outra CAL. Exchange também.

Impressora em rede e demais dispotivos que se autentiquem no dominio paga
também. Se tiver um apache com autenticação integrada, todo mundo que
acessar seu site tem que ter também.

Link interessante com todas as dúvidas, tem mais CAL que coca-cola:
https://blogs.technet.microsoft.com/volume-licensing/2014/03/10/licensing-how-to-when-do-i-need-a-client-access-license-cal/

As CALs inclusas no Foundation e Essencials são somente CALs de Acesso de
Clientes, pra Remote Desktop tem que comprar.

--
Flávio Rescia Dias