[MASOCH-L] Virtualização - Regeneração de espaço não usado

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Jul 20 13:23:24 BRT 2016

UNMAP foi uma feature que quando entrou no VMware causou muito problema com
alguns Storage Vendors que não implementaram corretamente nos seus
firmwares. Por isso na versao seguinte passou a vir desativada (ou era
recomendado desartivar no caso de instalaçao antiga).

Mesmo que o seus Storages digam que possue suporte consulte no São Google
se pessoas nao tiveram problemas com aquela versao de firmware que voce
roda. Muito provavel que hoje em dia ja esteja tudo corrigido, porem
estamos falando de Storage, entao todo cuidado é pouco.

Para recuperar espaço no tamanho do .vmdk caso voce tenha apagado conteudo
de dentro da VM nao tem segredo. O VMware nao vai dar Shrink
automaticamente. Você precisa fazer uma semi-gambiarra que é fazer um Live
Storage vMotion pra outro Datastore.
Existe um comando que dá pra executar dentro do ESXi mas eu nao lembro de
cabeça que ele varre o storage pra você e manda os comandos UNMAP pro
storage (pra quando voce ativou o UNMAP com o Datastore ja em produçao),
porem deve ser usado com cautela.

Fernando Frediani