[MASOCH-L] Nova versão SPFBL com reCAPTCHA

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Jan 22 11:38:22 BRST 2016

Em 22/01/2016 11:16, Greco escreveu:
> Caro Leandro
>

> Como faço para pedir liberação de alguns IP nossos, e como faço para denunciar spam?

Depende do serviço.

Se for do DNSBL, não fazemos exatamente uma liberação pois o próprio
remetente consegue sair da lista, em no máximo sete dias, parando de
enviar SPAM.

O que fazemos aqui é analisar os casos e descobrir se o dono do IP é
diretamente responsável pelo envio de terceiros que usam sua rede. Nos
casos onde ele não é responsável, nós isentamos estes blocos de IP de
listagem pois um conjunto muito grande de terceiros, que não enviam
SPAM, podem ser prejudicados junto com os spammers. Ai quem usa o
serviço DNSBL vai ficar descoberto nestes blocos específicos mas quem
usa o serviço SPFBL mão estará descoberto pois o SPFBL trabalha
essencialmente com domínio invés de IP. Neste caso me passe os IPs com
problema que eu vejo aqui se é o caso de isentá-los.

Agora deseja desbloqueio no serviço SPFBL puro, neste caso somente com
os administradores dos provedores de destino mesmo. Teria que entrar em
contato com eles e pedir a inclusão de whitelist, onde o SPFBL passa a
aceitar todas as mensagens daquele remetente somente para aquele
provedor de destino. O admin consegue até mesmo colocar uma regra
especifica para algum cliente dele, se ele achar conveniente. O
whitelist do SPFBL é bastante flexível.

A denuncia só é possível dentro do serviço SPFBL. Teria que botar seu
MTA para consultar no SPFBL, onde o mesmo te retorna uma URL de
denuncia. Com a URL você consegue denunciar a mensagem e ao mesmo tempo
mandar bloquear o remetente para o destinatário especifico. Exemplo:

    http://matrix.spfbl.net/spam/fIG1Ahr3MDTIlYMdykWpWlCcXcO2N10JzccN8MMJ2S6LbKCDBTMwH3kG0D+vejVgj5U2vYgiHRd9yh7dgsbYnBGP9MwYnjYFD5GOgZf6YgHDoYN9xU/TG8hySKXVTxtrjSVsMB+rWPs8QPSsKIMFXcL9khKT1Gb7o/R3FoYZa+E=

A intenção é fazer com que o próprio destinatário tenha acesso a estas
URLs e possa controlar melhor o que pode e o que não pode ser aceito
pelo MX.

Dê uma lida na documentação no Github e veja se vale a pena implementar ai.

Qualquer coisa estarei à disposição.