[MASOCH-L] Dica para email server / cloud

Roberto Lima smuxbr at gmail.com
Fri Dec 16 11:47:58 BRST 2016

Boas.

Hoje uso postfix com o painel mailcow [1] para administrar as contas de
email em ambiente na nuvem sem muita dificuldade. Ainda posso
disponibilizar Exchange via SOGo caso eles precisem.
Antispam uso spfbl [2], e não uso nenhuma outra dnsbl pra bloqueio de spams.
Caso sua infra seja comprometida por envio de spam, você pode pegar um tier
free na Amazon e alguns ips na ec2 pra tentar reverter o bloqueio de seu ip
principal.
Mas o mais importante é criar uma política que barre o acesso do cliente
caso ele não atenda requisitos básicos de segurança.

Obs: uso a Digital Ocean para meus servidores. Dizem que a linode tb eh
boa, nunca usei..

[1] https://github.com/andryyy/mailcow
[2] https://github.com/leonamp/spfbl

Abs.