[MASOCH-L] Proxmox

Tales Rodarte talesrodarte at gmail.com
Fri Dec 2 15:58:59 BRST 2016

Cluster
     Iscsi + multipath
     DRBD

Storage
     Iscsi + multipath
     NFS
     DRBD

Backup
     NFS/CIFS/SMB
     HD externo
     NAS Externo simples (Ex.: Dlink dns-320)

Normalmente utilizo 2 servidores sem storage.
O volume das VMs fica espelhado via DRDB e o volume de backup via NFS
isolado em cada server.

Links:
https://pve.proxmox.com/wiki/Two-Node_High_Availability_Cluster
https://pve.proxmox.com/wiki/ISCSI_Multipath
https://pve.proxmox.com/wiki/DRBD

Na pior das hipóteses você deixa tudo em um nó com RAID1 e um HD externo
para backup.
Se não tiver storage considere montar um com FreeNAS.

--
Tales