[MASOCH-L] Virtualizar um servidor rodando?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Aug 11 15:38:17 BRT 2016

On Thu, 11 Aug 2016, Bruno Cabral wrote:

> Olá
> Perguntaram essa onde eu trabalho e confesso que nunca pensei na
> possibilidade
> Há alguma forma de gerar um vmdk/vdi ou exportar o disco de um servidor
> Windows 2008 R2 que está rodando?

bem, já fiz isso com mais de um servidor Linux, mas Linux é bem tolerante
à mudança de hardware. Fiz também com um Windows-2008, mas ele pediu as
chaves de licença novamente. Registramos a máquina agora virtualizada e
ela está funcionando.

o ambiente de virtualização foi qemu/kvm, em um caso simplesmente passei o
HD do servidor original para o chassis do virtualizador (SATA hot plug) e
disse para o qemu qual era o uuid. ele se virou e funcionou. no caso do
windows, foi um dd mesmo para um arquivo 'raw', mais tarde convertido para
qcow2.

qemu, assim como virtualbox, vmware, etc.) tem utilitários para a
conversão de formatos. (qemu-img convert, por exemplo).

> A idéia é exportar, reformatar a máquina com um hipervisor (vmware, xen,
> hiperv, cloudstack) e re-importar o servidor atual como uma VM.

pode dar algum trabalho, mas funciona, especialmente quando a arquitetura
for semelhante à da hospedeira.

-- Danton