[MASOCH-L] RES: Unifi UAP - Conectado, com IP mas não navega
Eduardo Santos - Barros
cebsjg3ster at gmail.com
Thu Aug 11 12:09:48 -03 2016
Flávio, qual versões estás usando da controladora e dos firmwares dos APs?
Acabei de atualizar a controladora para a versão 5.0.7 e atualizarei os dos
APs logo logo, espero que melhore esse problema.
Em 10 de agosto de 2016 00:12, Flavio Rescia Dias <
flavioresciadias at gmail.com> escreveu:
> Não costumo usar zero-handoff, a questão de usar apenas 1 canal limita
> muito o survey, mesmo assim tenho esse problema.
>
> A questão de usuário conectados pode ser seu problema, dimensione bem a
> relações, usuário x método de criptografia x velocidade por usuário. Deixar
> todos os APs no mesmo canal não me parece uma boa solução. Em grandes
> eventos sugiro deixar a rede aberta e autenticar por outros métodos.
> --
> Flávio Rescia Dias
>
> On Aug 9, 2016 3:59 PM, "Samuel Hartmann" <samuel.hartmann at gruposinos.
> com.br>
> wrote:
>
> > Pessoal, pode ser impressão minha, mas esse fato ocorre principalmente
> > quando estão com o Seamless (Zero-Handoff) habilitado?
> > Percebi isso justamente com essa configuração, o que faz sentido visto o
> > carregamento necessário na tabela de MAC para o uso do roaming.
> > Outro fato que faz ele "arriar" rápido é quando há uma grande
> concentração
> > de conexões simultâneas, por exemplo, um evento onde chegam muitas
> pessoas
> > ao mesmo tempo e se conectam à rede WiFi.
> >
> > Não consegui juntar fatos para comprovar minhas suspeitas, pois sempre
> que
> > acontecia isso, havia necessidade imediata de reparação, que era um
> simples
> > reboot.
> >
> > Samuel H. Hartmann
> >
> >
> > -----Mensagem original-----
> > De: masoch-l [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Flavio
> > Rescia Dias
> > Enviada em: terça-feira, 9 de agosto de 2016 14:59
> > Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help <
> > masoch-l at eng.registro.br>
> > Assunto: Re: [MASOCH-L] Unifi UAP - Conectado, com IP mas não navega
> >
> > Eu tive o problema com várias versões, notei que o erro de conntrack full
> > acontece sempre após muito tempo ligado (cerca de 30 dias), vejo na
> tabela
> > muitas conexões antigas, acho que há algum problema com a reciclagem
> dessas
> > conexões.
> >
> > Eduardo,
> > Eu faço via script com expect logando em cada AP e dando reboot, para
> > monitorar basta fazer algum plugin para nagios/zabbix com expect também.
> > Outra opção é usar um syslog externo, dá pra apontar no próprio
> controller
> > o IP do syslog server. Os problemas de usar expect são 1)o script vai
> com a
> > senha em texto puro 2)É necessário conectividade direta entre equipamento
> > que roda o script e os AP, 3)se usa IP dinâmico como é recomendado,
> deverá
> > ou forçar no DHCP ou validar de alguma forma no seu script.
> >
> > O controller possuí APIs também, mas confesso que não as estudei para
> > usa-las, eu uso API do controller somente para fazer backup automático da
> > configuração.
> >
> > Alexandre,
> > Não entendi a relação do controller na nuvem com nosso problema, a versão
> > de controller e firmware é independente de onde ele fica, não?
> >
> > Uma dica, para controller em outra rede/VLAN/"domínio de broadcast",
> > sempre que possível faça a adoção via DNS, apontando a entrada "unifi."
> > para o IP do controller, isso evita a necessidade de adoção manual em
> todos
> > os APs como você tem feito.
> >
> > --
> > Flávio Rescia Dias
> >
> > On Aug 9, 2016 1:17 PM, "Eduardo Rigler" <erigler at gmail.com> wrote:
> >
> > > Olá,
> > >
> > > Por aqui estamos com um UAP-LR há algumas semanas e por enquanto não
> > > tivemos problemas, pico de 32 devices e a média não passa de 20.
> > >
> > > Certamente deve haver algum ponto em comum no cenário do pessoal que
> > > encontra problemas, seja no hardware (revisão, etc), seja na
> > > controladora, switch ou quem sabe na quantidade de usuários conectados.
> > >
> > > []´s
> > >
> > >
> > > Em 9 de agosto de 2016 13:13, Flavio Rescia Dias <
> > > flavioresciadias at gmail.com
> > > > escreveu:
> > >
> > > > Estamos reiniciamos diariamente, os problemas diminuiram bastante,
> > > zeraram
> > > > por enquanto na verdade.
> > > >
> > > > Mas a "solução" realmente não ficou das mais elegantes, mas por
> > > > enquanto
> > > é
> > > > isso.
> > > >
> > > > --
> > > > Flávio Rescia Dias
> > > >
> > > > On Aug 9, 2016 11:28 AM, "Eduardo Santos - Barros" <
> > > cebsjg3ster at gmail.com>
> > > > wrote:
> > > >
> > > > > Estou com mesmo problema :(
> > > > >
> > > > > Em 4 de agosto de 2016 10:40, Flavio Rescia Dias <
> > > > > flavioresciadias at gmail.com
> > > > > > escreveu:
> > > > >
> > > > > > Pessoal,
> > > > > >
> > > > > > Já discuti isso algumas vezes em algumas outras threads, mas
> > > > > > preferi
> > > > abri
> > > > > > uma somente para isso.
> > > > > >
> > > > > > Temos alguns cenários com Ubiquiti Unifi, gostamos bastante da
> > > solução,
> > > > > > pelo preço/funcionalidades. Porém nos deparamos com um problema
> > > > > > que investigamos a alguns meses em alguns clientes.
> > > > > >
> > > > > > Abaixo algumas pontos importantes:
> > > > > >
> > > > > > - O os dispositivos continuam conectados e param de trafegar;
> > > > > > - Novos dispositivos as vezes não conectam;
> > > > > > - O trafego e quantidade de dispositivos conectados é baixa
> > > > > > para
> > > > o(s)
> > > > > > modelos;
> > > > > > - Não há informações no controler;
> > > > > > - AP e controller atualizado para ultimas versões estáveis;
> > > > > > - Temos modemos UAP, LR, Pro, AC-Pro, AC-Lite;
> > > > > > - Logando nos APs via CLI encontramos os logs abaixo:
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > [1115974.687000] ath_tx_addto_baw: duplicate BA bitmap: node
> > > <847c2000>
> > > > > > > flags 0x1 TxBufIdx(cindex)=64 TID=0 [1132962.709000]
> > > > > > > ath_tx_addto_baw: duplicate BA bitmap: node
> > > > <85a8a000>
> > > > > > > flags 0x1 TxBufIdx(cindex)=69 TID=0 [1132962.709000]
> > > > > > > ath_tx_addto_baw: duplicate BA bitmap: node
> > > > <85a8a000>
> > > > > > > flags 0x1 TxBufIdx(cindex)=70 TID=0
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Encontramos referências em fóruns, todas sem um solução
> > > > > > definitiva
> > > com
> > > > os
> > > > > > links abaixo:
> > > > > >
> > > > > > -
> > > > > > https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/Re-AP-stops-
> > > > > > passing-Internet-traffic-until-reboot-or-forget-re/td-p/1317276
> > > > > > -
> > > > > > https://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/Syslog-Error-
> > > > > > message-ath-tx-addto-baw-duplicate-BA-bitmap/td-p/1130760
> > > > > > -
> > > > > > http://community.ubnt.com/t5/UniFi-Wireless/Slow-2-4GHZ-
> > > > > > performance-on-UAP-PRO-3-2-7/m-p/1128313
> > > > > >
> > > > > > Abrindo chamado na UBNT (com um atendimento bastante raso
> > > > > > inclusive)
> > > e
> > > > > > nenhuma resposta.
> > > > > >
> > > > > > Por vezes também pegamos a tabela conntrack cheia o.O
> > > > > >
> > > > > > > [1058142.905000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058144.975000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058145.098000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058146.212000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058147.865000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058147.931000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058155.508000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058161.461000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058167.073000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > > > [1058250.192000] nf_conntrack: table full, dropping packet.
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > >
> > > > > > Automatizamos o reinícios diários, o que melhorou bastante, mas
> > > > > > ainda pegamos alguns casos.
> > > > > >
> > > > > > Alguém já passou por isso?
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