[MASOCH-L] Roteador wireless

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Sep 30 08:39:05 BRT 2015

Me lembro de pelo menos uma thread sobre isso por aqui na Masoch-l e mais
de uma na GTER.
Dê uma vasculhada que vai ver boas informações.

Mas o resumo da ópera é:
Não coloque o rádio dentro da câmara!
 - Escolha um Access-Points com antenas externas
 - Coloque o Access-Points em cima do isopainel e passe o pigtail pelo furo
fazendo um BOA vedação por causa da condensação e congelamento que pode
formar ali.
 - Fixe as antenas internamente ligando-as através dos pigtails.

P.S.: O último que eu fiz, eu coloquei os pigtails em mangueiras cristal de
5/8".
No conector N da Antena a mangueira passou o conector e foi colocada uma
abraçadeira vedando o pigtail e a antena.
      Ficou bem mais fácil de vedar no furo do iso-painel também.

Informações extras...

Com o ambiente inteiro é uma gaiola de faraday, feito todo de paredes
metálicas, o multi-caminho é venenoso. Logo força bruto estourando potência
é sinônimo de burrice.
Escolha Access-Points MIMO, se possível 2x3 ou 3X3.

Esqueça 2.4 Ghz! Só com 3 canais disponíveis, e luitando com os
inteligentões que trazem radio comunicadores e telefones se-fio 2.4Ghz
torna-se quase impossível fazer isso funcionar impecavelmente nessa
frequencia.
Lembre que os end-points tem que ser 5.8 também... To falando de Tables e
Coletores...

Escolha antenas de alto ganho. Não por causa do sinal a ser transmitido, e
sim por causa do sinal a ser recebido... Lembre que tablets e coletores não
terão a mesma potência que o Access-Point.

Escolha um sistema INTEGRADO, onde os Access-Points ficam vinculados a uma
controladora que:
- Irá coletar dados de espectro de cada um dos Access-Points.
- Ciclicamente(geralmente 10 min) irá:
   - Definir o canal de operação de cada Access-Point.
   - Definir a potência de iradiação de cada Access-Point.
- Tunela TODO o tráfego que vem de cada Access-Point para o próprio
Controlador, e desencapsula os trafegos de todos os Access-Points na mesma
porta da rede.
   - Isso irá permitir Roaming Loss-less de verdade...

Em 30 de setembro de 2015 07:45, Davi Peres <daviperes at gmail.com> escreveu:

> Galera, vocês conhecem algum roteador para ser usado em câmaras frias? Que
> aguente umidade e baixas temperaturas? Que tenha também um sinal bem forte
> porque as paredes são grossas.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação