[MASOCH-L] Recuperação de Volume ZFS

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Sep 29 14:57:38 BRT 2015

     A *MUUUITOS* anos atrás, utilizei os serviços da Digital Recovery,
em Goiânia/GO, pra recuperar um HD de notebook (NTFS) que estava fazendo
cleck-cleck quando ligava. Recuperaram meus dados integralmente. Foi bem
caro na época, mas era minha única opção.

     Depois disso, backup semanalmente no mínimo !

     Não adianta, esse tipo de serviço vai ser sempre caro, já que é
extremamente especializado. Não quer pagar rios de dinheiro pra alguém
recuperar seus dados ? Faça backup, redundância, faça todo o resto que
todo mundo sabe que deveria fazer, mas quase nunca faz. Essas 'outras
coisas' nunca são baratas, mas acabam sendo mais baratas (ou mesmo
preço) de recuperar os dados, com a vantagem de te garantirem trauma
zero e também downtime zero, dependendo do cenário.

     Se chegou no ponto de precisar recuperar ... ai prepara o bolso,
não tem jeito!

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues