[MASOCH-L] Recuperação de Volume ZFS

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Sun Sep 27 21:59:05 BRT 2015

> Por curiosidade, é um freenas?
>
> Muitos recomendam (inclusive o datasheet deles) não usar qualquer tipo de
> RAID via hardware e deixar o sistema "se virar", mas um problema tipo o seu
> é justamente o receio que eu tenho também...

Eduardo,

Quando se diz isso é no sentido de deixar o ZFS fazer o RAID e não
usar o ZFS sem qualquer tipo de precaução (sem RAID).

Quando corretamente utilizado, o ZFS é extremamente seguro.

Ele oferece inumeros formatos de RAID (raidz1, raidz2 e raidz3 - que é
uma variação do raid-5 com paridade simples, dupla e tripla, mirror,
hot spares) além de muitas features (compressão, deduplicação,
snapshots).

O ZFS ainda oferece uma performance diferenciada quando configurado
corretamente (ARC cache com SSD e ZIL).

ZFS coloca a gerencia de grandes filesystems em outro patamar (pense
em maquinas com dezenas e até centenas de discos).

Luiz