[MASOCH-L] Recuperação de Volume ZFS

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Sun Sep 27 20:49:08 BRT 2015

Em 27/09/2015 20:29, Gustavo Freitas escreveu:
> esse problema do tic-tac tem solução, será que alguma empresa dar jeito ?

Opa, fala Gustavo,

Bom vamos lá, primeiro a nivel de hardware.

Se tiver um multimetro verifique a voltagem das linhas de 5.2 e 12.3
volts da fonte de alimentação, alguns HD tem problemas quando essas
linhas estão um pouco fora do projetado.
Aproveita e verifica se o cabo de dados também está conectado corretamente.
Baixe o software de diagnostico do fabricante do HD e efetue uma analise
não destrutiva para validar se o HD está realmente com problemas, alguns
HDs são barulhentos mesmos por projeto.
Verifica a temperatura do HD, no passado alguns HDs so funcionava quando
a temperatura deles estavam bem frias, para isso colocava ele em um
envolucro plastico e deixava de 1 a 5 horas no congelador ( cuidado com
esse procedimento, no seu caso, se o HD for reconhecido não será
necessário ).
Se possuir acesso a um disco com caracteristicas identicas a esse com
problemas ( incluse a controladora ter os mesmo chipset e componentes )
substitue a placa para ver se o "tic-tac" some, pode ser falha no
firmware de controle dessincronizando as cabeças de leitura.

Quanto ao software.
Se o HD está sendo reconhecido na bios, recomendo fortemente através de
outro equipamento com FreeBSD ( de preferencia com a versão do ZFS
utilizado ) para poder acessar os volumes, evito o maximo de carga nesse
disco pois poderá piorar muito mais o trabalho caso ele for sério.
Quanto ao custo de recuperação, cara ZFS não é ntfs ou fat32 que
qualquer empresa tem profissional especializado, na verdade eu não
conheço nenhum aqui no Brasil que presta esse serviços.

Servidor de banco de dados sem raid mirror é um crime em pleno 2015,
creio que até punivel judicialmente caso o seu contrato não estabelece
claramente que a decisão por trabalhar com um unico disco no servidor
sem sistemas de salva-guardas em tempo real é de conhecimento e
exigência do seu empregador/contratante.

Não sou fã de ZFS, só tive problemas com ele, recomendo fortemente que
utilize geom_mirror, disco rigidos estão baratos e o prejuizo não
justifica a economia.

Abraços e espero ter ajudado.