[MASOCH-L] storage para VM's

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Sep 16 10:53:47 BRT 2015

Se eu fosse fazer hoje os projetos de VM que fiz no início desse ano, e no
final do ano passado, eu os faria diferente.

Em um eu usei 2 hospedeiros com 2Xdeca+256GB e interligado via SAS em um
storage IBM.
Noutro eu usei 4 hospedeiros com 1Xocta(dualthread)+128GB + 2
FreeNAS(replicados, tudo em 10Gb.

Ambos projetos ficaram Excelentes do ponto de vista da performance e o
cliente teve o que desejava.

Mas HOJE, com o mesmo dinheiro que gastei nos projetos citados eu montaria
um Cluster Scale-Out com discos internos.
- 1 X  HD USB só para rodar o Hipervisor
- 2 X SSDs
- NL-SAS, tantos quantos couberem...
- 2x10Gb para não haver gargalo.

E o Hipervisor que se lasque em fazer o moving dos blocos...

Fiquei embasbacado com a performance.
Na hora do Migration de hipervisor, é claro que as máquina de muita memória
dão uma atoladinha... Mas nada que não seja aceitável.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação