[MASOCH-L] Best-guess IPv6 no SPF

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Sep 15 11:42:41 BRT 2015

On Tue, 15 Sep 2015, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Pessoal,
>
> Estive estudando a RFC 7208 e vi que está previsto o prefixo IPv6 nos
> mecanismos "a" e "mx".
>
> Minha dúvida é que o best-guess do SPF não menciona o prefixo IPv6:
>
>   v=spf1 a/24 mx/24 ptr ?all
>
> Gostaria de criar um novo best-guess compatível com IPv6, porém eu tenho
> dúvida de qual seria o prefixo ideal para ele.
>
> A implementação do IPv6 está acelerando e já existem vários casos aonde o MX
> tem pilha dupla.
>
> Pensei em criar um best-gues com prefixo 48, já que é o bloco mínimo para
> [...]

acho que o mx deve ser /32 pada IPv4 em /128 para IPv6, porque se trata de
um (ou mais) hosts específicoa, e não da rede toda.

admitindo todo um /48 ou mesmo /64 você estará permitindo às estações de
trabalho e até a geladeira do bloco do MX enviarem email, o que realmente
não é desejado.

para isso não precisa indicar máscara, '+a +mx +ptr -all' pode ser uma
opção. eu deixo o best-guess em branco. se não tem registro SPF perde
pontos e pronto.

-- Danton