[MASOCH-L] Storage para 100 câmeras

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Nov 25 18:04:20 BRST 2015

Eu iria de FreeNAS sem medo de ser feliz!
  SEJA GENEROSO COM A MEMÓRIA
  Tanto em qualidade(ECC-Registered) quanto em quantidade (8TBx16GB).

Eu tentaria utilizar um método de gravação aonde as câmeras são gerenciadas
por um Surveillance-Server, mas as imagens são enviadas direto para um
CIFS/FTP/NFS.
Com isso eu faria pools diferentes de 15-20 câmeras, e cada um desses pools
mandando para 5 ou 6 FreeNAS diferentes.
   - Isso é muito utilizado em ambientes multi-site
     Onde têm-se apenas um servidor de vídeo-vigilância,
     e armazenadores locais em cada site.

O pênalti desse modelo é que recursos de inteligência acabam deixando de
existir.
Você não vai conseguir fazer aquelas paradas do Jack Bauer no 24h,
identificando a cara do cabra dentro daquela sala não permitida.
Mas aí eu te pergunto.... Vai mesmo implementar isso?

Existe uma outra idéia que ainda deve ser investigada.
Ouvi falar de um "novo formato" de gravação que permite baixar a qualidade
das imagens mais velhas conforme o tempo passando.
Essa técnica não é nova, mas anteriormente envolvia o reprocessamento das
imagens, o que acaba ficando computacionalmente inviável.

Ouví sobre isso numa palestra, e não fui buscar detalhes sobre isso. Mas o
que entendi foi:
Nesse tal "novo formato" os arquivos já são gravados meio que já separados.
Então quando você quer baixar o FPS das imagens, a operação resume-se a
apagar um arquivo...
Sendo muito menos impactante em performance.
    Diz que a mesma coisa para o Frame-Rate.
    "Quer baixar o frame-rate? Apagar aquele pedaço."
    Mas aí ficou meio "mágico" demais na minha opinião.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação