[MASOCH-L] Problema estranho samba x cups

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Mon Nov 9 16:23:27 BRST 2015

Ola pessoal

Estou com um problema estranho ao tentar instalar impressoras no Windows
que estão compartilhadas pelo SAMBA

Por exemplo, temos 3 impressoras (de um mesmo modelo) compartilhadas
pelo mesmo servidor SAMBA

Instalo a printer1 e a printer2  OK, mas ao instalar a terceira
impressora, ocorre uma falha após selecionar o driver: "O Windows não
pode se conectar a impressora, você digiou o nome incorreto ou a
impressora especificada não está mais conectada no servidor"

Nos logs do samba não aprecem qualquer erro relevante,  nem do CUPS.
Alias, no log do SAMBA só parece isso:

[2015/11/09 16:09:29.542073,  2]
../source3/smbd/server.c:422(remove_child_pid)
   Could not find child 27574 -- ignoring

Já tentei inverter a ordem de instalação das impressoras (instalando a a
printer3 primeiro)  em uma outra máquina que não tinha nenhuma
impressora instalada e deu o mesmo erro ao instalar  (já as duas
primeiras eu consegui instalar normalmente)

Não existe compartilhamento  por impressora, meu smb.conf está genérico:

[printers]
         comment = All Printers
         path = /var/tmp
         printable = yes
         create mask = 0600
         browseable = yes
[print$]
         comment = Printer Drivers
         path = /var/lib/samba/drivers
         write list = @ntadmin root
         force group = ntadmin
         create mask = 0664
         directory mask = 0775

Não tenho ideia do porque algumas impressoras estou conseguindo instalar
e outras não. No Cups as impressoras foram criadas idênticas também,
mesmos drivers, mesmas configurações, etc.. Só muda mesmo o nome e o
IP... Não tenho mais ideia do que pode ser , pois está muito estranho!!

Versão samba: samba-4.1.19-11.1.x86_64
SO: openSUSE 13.2

Alguém tem alguma pista?