[MASOCH-L] Referências sobre a empresa / serviço Banda Larga Via Satélite

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon May 25 09:54:35 BRT 2015

Realmente Roberto,  até que SSH é OK, mas VOIP, sem chance. Quando me
formei na faculdade para meu TCC, fiz uma análise quantitativa de como
QoS pode viabilizar VOIP em links "simples", como adsl doméstico e etc.
Uma das partes era ver até que ponto a latência "confundia" o cérebro da
gente, inviabilizando o diálogo(tipo aquela moça do "sanduíche, iche"),
lembram?

Além das ferramentas de praxe(QoS nos linux, bsd, cisco, etc), o
consenso é que até 250ms é tudo tranquilo. 250 a 500ms, o ser humano
fica stressado. Passou de 500, é melhor usar estratégia tipo NEXTEL,
onde a comunicação é one way only, senão vai ficar naquilo:

Pessoa1: Alô, tudo bem?
Pessoa1: Alô?
Pessoa2: Oi, tô te ouvindo
Pessoa2: Já falei, estou de ouvindo, pode falar?
Pessoa1: Como? Tá picotando... repete?
Pessoa2: Oi, alô
(e fica no loop) kkk

[]s