[MASOCH-L] Soluções de E-mail Marketing

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Fri May 8 16:51:08 BRT 2015

On 08/05/15 16:14, Eduardo Rigler wrote:
> O que vocês/suas empresas andam usando para enviar malas diretas de forma
> fácil e segura para seus clientes?
>
> Sugestões de ferramentas, fornecedores ou sites são bem vindos.

     Não é bem mala direta nem email marketing, mas acredito que eu
tenho um caso interessante pra você.

     Presto serviços para um cliente que presta serviços para advogados.
Em resumo, ele processa diários oficiais da união e estados e, caso
algum de seus advogados-clientes tenha tido andamento em algum de seus
processos, ele gerará um email pra esse cara avisando disso, evitando
assim que ele precise acompanhar tudo isso diariamente. Pros advogados
que assim escolhem, pode ser também gerado um email de 'você não tem
nada', de forma que ele tenha certeza que o sistema rodou e buscou seus
dados. A maioria acaba não ativando isso, ficando sem receber nada caso
nada exista.

     Por prestar esses serviços pra vários estados, a quantidade de
emails gerada diariamente é alta, gira entre 130 e 150k emails/dia. Os
envios são feitos por 'processamentos' do sistema, geralmente em não
mais do que 5 ou 6 'lotes' de envios. Ou seja, a carga no meu servidor
quando um disparo desses ocorre também é fantástica.

     Uma coisa que aprendi com esse cliente e, felizmente, consegui
fazer com que eles aceitassem, é que NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, que nós
fizermos em termos de servidor e envio, vai garantir que a mensagem seja
entregue com sucesso na caixa postal do usuário. Criamos inclusive
formas para que o sistema que faz o envio guarda o retorno do nosso
servidor de envio, a queueid daquela transação. Quando existe uma
reclamação de um advogado que 'não recebeu', verificamos a queueid,
buscamos o que aconteceu com ela no log e, em 99,9% das vezes, mostramos
com logs que a mensagem foi entregue no servidor destino. O que
aconteceu dali pra frente, não é mais problema nosso.

     Temos um único servidor SMTP que roda dentro da rede do cliente. A
única diferença que faço é uma saída aleatória da conexão SMTP,
rotacionando de forma aleatória entre os 13 IPs públicos utilizáveis que
o cliente recebe na rede /28 da operadora.

     Fora ajustes pra abaixar timeouts no postfix, todo o
/var/spool/postfix fica em um RAMDISK, fazendo que o I/O em disco físico
seja quase nada pra que os envios aconteçam. I/O em disco mesmo é só pra
escrita de logs. A fila de emails nunca vai pra disco físico, fica
sempre em RAMDISK. Poderíamos usar SSD, mas como apesar da grande
quantidade de emails, eles são pequenos, ficou mais interessante
mantermos tudo em RAMDISK pois o espaço total é baixo.

    De qualquer forma, não tenho nenhuma regra mágica pra te passar. Só
te digo: desista de achar que algo que você pode fazer, em termos de
formatação dos emails ou de servidor, vai eliminar problemas
esporádicos. O dia que o hotmail der a louca, ele vai recusar os seus
emails sem motivo nenhum, aceite essa idéia.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br