[MASOCH-L] Replicação de Datacenter.

Felipe Rossi feliprossi at gmail.com
Thu Mar 5 13:26:48 BRT 2015

Jacques,

Existem varios fatores que precisão ser levantados, a resposta correta é
depende.
Hoje as soluções de Replicação ou qualquer outra, não são mais como a um
tempo atras,
igual comprar pastel, vai na banquinha e pede 2 de carne e 1 de queijo,
tudo precisa ser bem analisado, dimensionado e projetado para continuidade
do negocio.

Quando uma empresa parte para o cenário de replicação e continuidade do seu
negocio,
existem duas coisas fundamentais que a maioria esquece, RTO/RPO.
A primeira coisa a definir antes de adquirir ou direcionar uma possível
solução para replicação,
o ponto essencial é o RTO/RPO.

Mas tendo como premissa o que voce nos passou.

Ja implantei projetos com Oracle RAC, SQL Server, com VPLEX e também com
RecoverPoint,
que nesse ultimo funciona em outros equipamentos que não EMC.

Questão da operadora, novamente depende do teu RTO/RPO, sua carga de
trabalho, volume
de dados gerados, usuários conectados e mais outras situações. Temos casos
de solução rodando em cima de Fibra Normal com e sem VPN e outras com MPLS,
mas cada caso um caso.

Temos ainda cenários onde utilizamos outras soluções, como Double-Take para
replicação de Oracle.
SQL Server, Windows, Linux e COBOL por incrível que pareça hehe,
ativo-ativo RPO/RTO de 0, 100% automatizado.
Nesse caso com MPLS.

O grande ponto é, quanto menor teu RPO/RTO, mais alto será teu custo. Tive
uma oportunidade
de assistir uma palestra de um engenheiro do google, que não me recordo o
nome nesse momento,
onde ele passou o seguinte cenário,

"Para 0,01% que voce aumentar em teu Uptime a partir do 99%, voce precisa
dobrar o investimento."

Quando falamos em replicação, comercialmente falando tudo é uma maravilha,
mas na hora que ocorre
o desastre, seja ele de qualquer proporção o negocio muda de figura. 1 Hora
para uma empresa que
fatura 2 milhões por dia, gera um onus de 83k /Hra, sem conciderar custos
com funcionário, etc etc etc.

No teu cenário se voce conseguir Virtualizar teu Oracle e SQL, voce pode
utilizar o VPLEX Virtual Edition,
do contrário seguir para o EMC RecoverPoint. Mas planeje o RPO/RTO antes de
qualquer coisa.

Att