[MASOCH-L] O que você mais odeia no SPF?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jun 15 11:30:41 BRT 2015

On Mon, 15 Jun 2015, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Poderia ser assim Danton. Mas qualquer limite que estipulemos, sempre vai ter
> um conjunto de administradores infelizes que irão superá-lo. O problema desse
> maldito limite é que o administrador de um domínio recorre a um include,
> normalmente um (ex: "v=spf1 include:_spf.locaweb.com.br ?all"). No momento do
> registro, o limite não foi alcançado. Ai que vem a merda, o administrador do
> domínio que foi usado como include (ex: _spf.locaweb.com.br) simplesmente
> adiciona outros includes, que por sua vez os demais adicionam mais e mais...

mas quanto mais, mais permissivo fica, né? e estamos de acordo que muito
permissivo deve ir pro brejo. assim não tenho qualquer dor na consciência
em estabelecer um limite arbitrário. veja a própria RFC4408 recomenda
preferir redirect a include.

> A ideia de tentar corrigir as falhas de sintaxe é para tentar minimizar o
> número de reclamações por parte dos destinatários. Como o Rafael Lima
> sugeriu, o sistema poderia gravar um log para que o administrador do servidor
> de destino possa informar a cagada ao responsável pela origem, quando
> possível. Se a gente conseguir continuar recebendo as mensagens e ao mesmo
> tempo podermos avisar o responsável por um erro bobo, seria o melhor dos dois
> mundos.

eu não tenho essa benevolência toda.

> Olhe este exemplo:
>
>   farmaciassaorafael.com.br "v=spf1 ipv4:177.10.167.165 -all"
>
> O erro de sintaxe ai é ipv4 deveria ser ip4. No spfquery convencional dá
> erro. Mas na implementação que fiz ele consegue extrair um CIDR de qualquer
> token e acaba entendendo e corrigindo o registro errado, dando PASS como
> resposta.

no meu entender tem que dar erro e ponto final. há ferramentas automáticas
para gerar esses registros sem qualquer erro. se o cara é principiante,
use-as.

> Agora se eu depender de avisar todos os administradores que cometeram erros
> semelhantes para fazer com que meus usuários recebam mensagens destes caras,
> eu estaria na roça! Ficaria o tempo todo fazendo isso.

o aviso pode ser automatico, uma mensagem 500 na recusa da mensagem tipo
'SPF syntax error'.