[MASOCH-L] O que você mais odeia no SPF?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Jun 15 09:24:48 BRT 2015

On Mon, 15 Jun 2015, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Segue as soluções que pretendo implementar, algumas já implementadas, na
> minha implementação SPF.
>
> Se alguém tiver melhores soluções, vamos discutir para chegarmos em algo que
> realmente será útil para todos.

> Resolvido registrando cada include visitado e pulando os includes que já
> foram visitados. Tecnicamente seria a poda da árvore:
> http://pt.wikipedia.org/wiki/Poda_%28computa%C3%A7%C3%A3o%29

não bastaria ter um limite superior para o número de inclusões? atingiu o
limite declara como bichado. Infelizmente a RFC4408 não estabelece tal
limite.

> Para os mecanismos ip4 ou ip6, testar os IPs reservados de cada versão. Se
> passar algum reservado, ignorar aquele mecanismo.

Bingo! ::1, 127.0.0.1, ou algum endereço de anycast são os meus favoritos
para isto.

> Uso de corretores, quando a correção for possível, e no caso de não ser
> possível, ignorar o mecanismo com erro. No caso de algum mecanismo estiver
> com erro, só apresentaria o erro caso nenhum outro mecanismo, com exceção do
> all, desse match. Se o administrador errou um mecanismo pouco importante mas
> manteve integro os demais, então a consulta vai funcionar para maioria dos
> casos.

para mim, erro de sintaxe = fail. sem concessões. pode mandar uma mensagem
de erro própria.

> Não permitir o mecanismo +all. Vamos banir o +all. Considerar sempre SOFTFAIL
> quando usarem +all.

de fato, isto é um caso particular de 5. eu havia sugerido sem ter
prestado suficiente atenção ao 5.