[MASOCH-L] FreeNAS em produção

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Jun 2 15:56:38 BRT 2015

Sim Thiago, tira logo esse RAID 0 dai.
Você tem que ver primeiro se o controlador suporta modo JBOD, ja vi
alguns que não tem. Se suportar você vai ter que tirar disco por disco
do RAID0, ai o ZFS não vai detectar mais e você vai ter o disco "crú"
que você vai colocar pra substituir aquele que estava em RAID0 e que
provalmente vai estar como "failed" e o ZFS vai reconstruir o array.
Pode demorar um pouco para fazer isso para cada disco.

Se não tiver suporte a JBOD voce tem que ver se é possível trocar o
firmware do controlador RAID. Lembro que a um bom tempo atrás alguns da
Dell eram possíveis, mas não tenho os detalhes e onde encontrar. Você
tem que procurar algo relacionado a "IT Mode".
Ai pra atualizar o firmware do controlador RAID normalmente eu usava um
Pen drive com FreeDOS pra bootar o sistema + as ferramentas de update do
firmware.

De qualquer maneira isso vai levar um tempo pra você conseguir tirar o
RAID 0, então o mais prático é fazer um backup total, destruir a pool
ZFS que utiliza esses RAID 0, colocar os discos em modo JBOD,
reconstrui-la e copiar os dados de volta.

Fernando