[MASOCH-L] FreeNAS em produção

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jun 1 11:35:09 BRT 2015

Bom dia Rafael,

Se for usar FreeNAS + ZFS atente-se para o seguinte: Não utilizar
qualquer RAID entre o SO e os discos e deixar o SO fazer o "RAID"
próprio do ZFS (pode utilizar controlador RAID para ligar vários discos
mas sem utilizar a funcionalidade RAID). Além disso coloque um
quantidade mínima de memória RAM (8-16GB) dependendo da quantidade de
storage que você tem.

Alternativamente você pode tentar esse projeto aqui:
http://openmediavault.org/
É uma cópia do FreeNAS baseado em Debian e é feito por uma
ex-desenvolvedor do FreeNAS. Eu acompanhei o projeto de perto por algum
tempo porém nao cheguei a usar em produção, só em Lab. Tem alguns prós e
contras.
Pós: Bem parecido com o FreeNAS, O mantenedor entende bastante do que
está fazendo, Atualizações bastante constantes e com detalhes.
Contra: Sem suporte nativo a ZFS, Mantenedor bastante controlador o que
restringe um pouco as contribuições, Sem suporte a HA.

Se precisar de mais ajuda escreva.
Abraços.

Fernando