[MASOCH-L] Porque é errado listar um IP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jul 29 12:43:04 BRT 2015

leandro at allchemistry.com.br>:

> [...]
> indevido de seus recursos e queira alocar este mesmo recurso "sujo" para
> outro locatário. Isto não será possível de imediato, até que esta "sujeira"
> tenha sido limpa, muitas vezes por pagamento. É óbvio que o datacenter não
> tem responsabilidade pelo envio de SPAM. Tomou todas as providências para
> minimizar o problema, mas não foi capaz de neutralizá-lo completamente.
> Parece ser injusto responsabilizar o dono deste datacenter por isso pois os
> custos gerados pela listagem de seus IPs serão obviamente repassados para

(...)

> A solução para o problema é simples: parar de listar IP e passar a listar
> o hostname e o domínio deste hostname.

(...)

Para o primeiro caso, se esta solução aqui fosse implementada, os
> datacenters começariam rapidamente a colocar em contrato a obrigação do
> locatário em ter domínio próprio e que os IPs alugados teriam que ter
> hostname configurado para este domínio, assim como o reverso devidamente
> configurado também.

(...)

Não dá para estabelecer um sistema na presunção de que o resto da rede mude
de comportamento...
... o que dá para fazer nesse caso é reconhecer que uma listagem de IP em
lista de bloqueio não pode ser eterna, pois o efetivo usuário do IP pode
mudar, e com isso estabelecer um prazo de validade. 1 mês, talvez ?

Rubens