[MASOCH-L] Porque é errado listar um IP

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Tue Jul 28 09:42:41 BRT 2015

Aloha Leandro,

A empreitada do Richard Stallman começou quando ele modificou o driver de
uma impressora Xerox no MIT para que ela avisasse todos que tinham jobs na
fila quando a impressora emperrasse o papel. Dessa forma, 3, 4, 5
engenheiros do MIT brotavam na impressora para desemperrá-la toda vez que
esse problema (frequente) ocorria.

Quando múltiplos atores são chamados ou afetados por um problema, há maior
chance de cooperação na solução dele. Se um endereço IPv4 é compartilhado
entre múltiplos serviços de empresas/usuários diferentes e este recurso cai
numa lista negra, a chance do problema ser corrigido e evitado é bem maior.

Abraços,

Kurt Kraut