[MASOCH-L] Blacklists manuais - MTA

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Jul 24 08:17:55 BRT 2015

Pessoal,

Alguém sabe como rodar um script de bash dentro do postfix, passando
parâmetros para ele, e capturar a saída e também o código de retorno?

Alguns colegas estão tentando usar o SPFBL pelo postfix mas estão tendo
problemas no momento de passar os parâmetros ao script.

Por exemplo, a ideia seria criar uma regra mais ou menos assim:

    saida=/usr/lib/postfix/spfblquery.sh $client_address $sender $helo_name
    retorno=$?

Meus colegas fazem isso e roda o script. Porém o servidor SPFBL recebe
literalmente o nome destas variáveis invés dos valores.

A solução para  o problema é encontrar uma forma de passar os valores
das variáveis do postfix para o script invés dos nomes das varáveis.

Alguém sabe como fazer isso?

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil
(11) 3014-7100