[MASOCH-L] Substituição de disco em array RAID5

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jul 6 19:18:55 BRT 2015

Também recomendo o Raid6!
A não ser que tua controladora não suporte o Raid6, o Raid5 + 1 disco de
Spare não faz sentido.

Uma questão MUITO importante é usar os drivers corretos para essa
controladora.
Seja Linux, seja Windows, Se não estiver com os drivers em cima da pinta,
não vais ter informação sobre o Hardware Real que está embaixo do Array.

Em outras palavras, o S.O. só vai saber da existência de um "Discão", mas
não vai saber por exemplo da saúde física dos discos que formam ele.

Existem algumas controladoras que você só consegue esses dados de saúde dos
discos através de IPMI, e como você deve imaginar, isso vira uma pedra no
sapato.

P.S.: Dependendo da aplicação que esse server for desempenhar, talvez deva
considerar deixar a questão do Raid para o S.O.
- Seja um BSD(FreeNas é lindo)
- Seja um Windows 2012R2

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação