[MASOCH-L] Substituição de disco em array RAID5

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jul 6 17:06:49 BRT 2015

Braian,

Eu geralmente não recomendo ninguém fazer RAID 5 com mais do que 4
discos, justamente pelo tempo que demora para reconstruir o array quando
um disco falha. Se você tem muitos discos no array a chance de outro
disco falhar enquanto o RAID está sendo reconstruido é grande. Vai de
RAID 6 e sacrifique mais um disco.

Com relação ao tempo para reconstrução não dá pra precisar mas demora,
as vezes algumas horas ou em alguns casos já demorou até 1 dia. Muitos
controladores dá pra voce configurar a prioridade de reconstrução a
custo de performance dos sistemas que estão em cima daquele RAID, mas
mesmo na prioridade mais alta nao vai reduzir tanto assim o tempo para
reconstrução, então uma boa dose de paciência nesses casos ajuda.

Abraços
Fernando