[MASOCH-L] Problema interconexão IX (PTT) - FreeBSD - vlan

Marcelo Balbinot marcelo at gegnet.com.br
Wed Jul 1 13:20:48 BRT 2015

Marcelo, como é sua conexão com o IX.br/SP ?

O seu roteador esta dentro de algum PIX!? e tem um cabo UTP do switch do
IX.br até seu roteador?
ou usa transporte de alguém!

Se a equipe do IX.br esta falando que a porta física está down, acredito
que estão se referindo a porta do switch do IX.br que foi designada para
você.

E respondendo a sua pergunta, sim é sempre com vlan! Se você usa algum
transporte de terceiro para se conectar ao pix, esse transporte deve
suportar QinQ ou configurar a vlan que o IX.br definiu para você em
todos os ativos do transporte, até a TAG chegar no seu roteador.

[]'s

---
Marcelo Balbinot
GegNET Telecomunicações
Operação de Redes e Serviços IP
ASN 53062
INOC-DBA 53062*200
INOC-DBA 53062*NOC

Em 2015-07-01 11:47, Marcelo Coelho escreveu:
> [...]
>
> Aí é que está. Foi o próprio pessoal do IX.br que me reportou o
> problema, eles dizem que a porta física não está subindo.
>
> Revisei minha configuração e aparentemente está correta. Abri chamado
> no Datacenter para que verifiquem a conexão até o PTT (cabo UTP).
>
> Existe algo que eles possam ter que configurar no Datacenter para que
> funcione? Se é apenas um UTP, imagino que eles não tenham que ativar
> nada além de conectar o cabo, certo?
>
> A conexão ao PTT sempre é feita por vlan? Eu não poderia apenas
> colocar o IP informado por eles na minha interface física?

>>> ifconfig_vlan0="inet 187.16.x.129 netmask 255.255.248.0 vlan 3283
>>> vlandev