[MASOCH-L] Mikrotik com mais que uma WAN e VPN

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Wed Jan 7 13:42:03 BRST 2015

Não esqueça, e avise ao seu "amigo", que IPSeC em IPv4, TAMBÉM é uma
adaptação da segurança disponível e pensada no IPv6, ADAPTADO para IPv4
que não possuía, em sua especificação original pelo DoD, necessidade de
criptografia, devido a rede destino do projeto, a dos militares, ser
"segura".

IPsec em IPv4 é gambiarra... É "famoso" porque foi adotado pelos
fabricantes e "domina" o mercado. Ainda assim, se necessário um ambiente
multi-marcas, ainda se briga com as loucas e inexplicáveis
incompatibilidades entre fabricantes diferentes, travadas e outras
bizarrices.

O fato de estar em uma camada abaixo de "outras" soluções tem seus prós
e contras.

Então, o "resto", em particular a citada openvpn, é evolução calcada nas
necessidades reais, onde o mundo e as redes, em particular no Brasil,
não são perfeitas como pensado para um tranquilo e "fácil" funcionamento
do IPSeC, isto se todos implementassem 100% (sic).
Para soluções pequenas e médias, OpenVPN trabalha até com IP dinâmico no
server (!), permitindo soluções de DR automáticas e dinâmicas.
Para grandes, fazemos ele escalar... rsrs