[MASOCH-L] Envio de fraude pelo outlook.com

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Dec 17 17:19:08 BRST 2015

On Thu, 17 Dec 2015, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> [...]

isto é normal em mensagens de erro. o remetente no envelope é
propositalmente vazio.

o From: no cabeçalho não é tratado pelo SMTP e não é obrigatório, se não
me engano.

esse treco veio da áfrica do sul e eu chutaria que 169.0.153.62 é o
endereço externo de um NAT e 10.0.0.218 o endereço interno da estação que
enviou o spam. o bloco é um /16 dinâmico, portanto é muito pouco provável
que você ache quem foi o lazarento que mandou a mensagem. ;)

de qualquer forma, use o whois para obter o contato e envie uma
reclamação, com cópia para mail-abuse at cert.br. O sistema autônomo
associado a esse endereço é 37611, se quiser, arrisque falar pelo INOC,
pode funcionar, especialmente se alguém aí falar xhosa, zulu ou afrikaner
(parece holandês).

-- Danton