[MASOCH-L] VPN L2TP IPSEC mikrotik x w2008 r2?

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Mon Aug 31 09:56:25 BRT 2015

Ola

Para compartilhar o range da lan do dhcp no mk bastou usar o mesmo nome de pool (do dhcpd) no l2tp server e informar que adicione a interface criada na bridge no campo correspondente. Funcionou lindamente

Sobre a idéia de passar rotas estaticas durante os testes eu tentei diferente. Desativei o dhcp da vpn e usei faixa estática, mas mesmo assim o cliente recebeu a rota padrão apontando pro ip do servidor (ou seja, não recebeu o ip default da lan do servidor). Penso que tem lógica pois para acessar a rede do servidor como a "wan" eh com ele, a rota da rede também seria

Mais ou menos como usar /32 no dhcp que provedores fazem

Acho incrível que uma empresa do porte da micosoft cometa deslizes como um botao de propriedade que não abra a janela (no w10) e não permita desligar rota padrão de ipv4 (no server 2008 e no 2012 também). São coisas básicas!

Obrigado por responder

!3runo Cabral