[MASOCH-L] VPN L2TP IPSEC mikrotik x w2008 r2?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Aug 31 09:12:38 BRT 2015

Bruno, já tem um tempo que eu estou para testar um Workaround para o
recurso de SplitVPN.
   P.S.: Na verdade validar se o recurso não caiu em inviabilidade por
desuso.

A-long-long-time-ago eu fazia splitvpn usando um DHCP-Pool para atribuir
endereços aos PeersRemotos.

Ao invés de entregar a opção Default-Router do DHCP, entregar rotas
estáticas através da Opção 121 (Lembrar que são do Tipo TLV).

Como sempre aparece uma coisa mais importante, acabo sempre deixando para
depois.
Mas acho que isso pode mesmo funcionar, pois uso essa Option em algumas
LANs onde preciso desviar alguns clientes de um determinado router.

Se você se animar e resolver testar, "xerêia" conosco os resultados.

P.S.2: Tentei usar isso com MK, mas aquela nhaca não sabe usar DHCP como
Pool de atribuição de endereços da VPN.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação