[MASOCH-L] Ajuda com SAMBA

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Fri Aug 7 17:19:28 BRT 2015

Ola pessoal, estou com um problema entre dois servidores samba

Tenho um servidor linux rodando como PDC e outro servidor linux como
membro do domínio (servidor de arquivos , onde tenho algumas pastas
compartilhadas que são acessadas por usuários do domínio)

Estes sempre funcionaram bem, até que hoje pela manhã o membro do
domínio deu um problema na partição raiz (ficou como read only) e
precisou ser reiniciada para correção do problema.

Depois disso, ninguém mais consegue acessar nenhum compartilhamento do
servidor membro, ocorrendo erro de relação de confiança entre o servidor
membro e o servidor de domínio....

De início, no syslog do servidor membro estava aparecendo o seguinte erro:

smbd[21925]:   connect_to_domain_password_server: unable to open the
domain client session to machine DOMAINNET. Error was :
NT_STATUS_ACCESS_DENIED.

Daí resolvi remover a máquina membro do domínio e incluir ela novamente
(aqui utilizo LDAP) usando:

net rpc join MEMBER -w DOMAIN -U xxx%xxx

Apareceu a mensagem "Joined domain DOMAIN', o que indica que o comando
foi concluído com sucesso.

A partir dai ele não dá mais o erro NT_STATUS_ACCESS_DENIED, mas passou
a dar outro erro:

smbd[11569]:   domain_client_validate: unable to validate password for
user Administrator in domain DOMAIN to Domain controller DOMAINNET.
Error was NT_STATUS_UNSUCCESSFUL.

Também mudou a mensagem que ocorria ao tentar acessar um
compartilhamento, passando a dar o seguinte:

          "There are currently no logon servers available to service the
logon request."

Ou seja, os erros mudaram, mas continuo sem conseguir acessar o
compartilhamento desse servidor membro do domínio. Os demais servidores
e clientes estão todos funcionando normalmente. Só esse servidor que deu
problema após o reboot, sendo que antes disso funcionava normalmente
durante varios meses, talvez anos (será que algum arquivo ficou
corrompido? já estou pensando em reinstalar o samba)

Já estou quebrando a cabeça a algum tempo e não sei mais o que fazer...
Alguma dica?