[MASOCH-L] Consulta SPFBL direta via socket pelo Postfix

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Aug 6 12:25:09 BRT 2015

Em 06/08/2015 11:59, Davi Peres escreveu:
> vou almoçar depois vejo

Beleza. Acho que estou entendendo o que está acontecendo.

No LOG do SPFBL eu percebi que tem vários casos de consultas sua.

Parte destas consultas é feita pelo MX de borda e parte por MX interno
da sua rede.

Quando o MX de borda faz a consulta SPFBL, o mesmo resolve corretamente
e dá PASS na maioria dos casos.

Quando o MX intermediário faz a consulta SBFBL, o mesmo passa
informações erradas ao SPFBL, como se a mensagem estivesse sendo
originada pelo MX de borda.

O que precisa ficar claro ai é que você não pode fazer filtragem SPF no
roteamento interno da sua rede. O SPF só é feito na borda.

Olhe o exemplo dos parâmetros Postfix do MX interno de um caso seu:

    request=smtpd_access_policy\nprotocol_state=RCPT\nprotocol_name=ESMTP\nclient_address=192.168.6.235\nclient_name=unknown\nreverse_client_name=unknown\nhelo_name=propriet1144b5\nsender=karyna.bigetti at palmali.com.br\nrecipient=aranis.brito at hotmail.com\nrecipient_count=0\nqueue_id=\ninstance=31ad.55c373d6.a930a.0\nsize=0\netrn_domain=\nstress=\nsasl_method=LOGIN\nsasl_username=karyna.bigetti\nsasl_sender=\n\n

Com IP privado 192.168.6.235, HELO sem domínio, etc. Olha a resposta do
SPFBL para esta consulta:

    action=REJECT [SPF] karyna.bigetti at palmali.com.br is not allowed to
    send mail from 192.168.6.235. Please see
    http://www.openspf.org/why.html?sender=karyna.bigetti@palmali.com.br&ip=192.168.6.235
    for details.\n\n

Então você precisa tirar a consulta SPFBL de todos os MX exceto aqueles
de borda.

Agora vamos a um caso que o seu MX de borda fez a consulta SPFBL:

    request=smtpd_access_policy\nprotocol_state=RCPT\nprotocol_name=ESMTP\nclient_address=198.143.120.134\nclient_name=spcr-7.feriasmes12.com.br\nreverse_client_name=spcr-7.feriasmes12.com.br\nhelo_name=spcr-7.feriasmes12.com.br\nsender=return at feriasmes12.com.br\nrecipient=sac at palmali.com.br\nrecipient_count=0\nqueue_id=\ninstance=31bb.55c373c8.b17ea.0\nsize=0\netrn_domain=\nstress=\nsasl_method=\nsasl_username=\nsasl_sender=\n\n

Esse ultimo caso aqui deu PASS porque o IP 198.143.120.134 veio da
Internet e foi autorizado pelo domínio "feriasmes12.com.br".

A resposta do serviço SPFBL, que foi correta, para este caso foi:

    action=PREPEND Received-SPFBL: PASS
    p/0F8Mb51Gl8sAmbDx4k3M7cUWKXVr5fnHVxEshJfsxXHbFazAVP2yRaxJQcxwu3RjQocQcrkX//pEwd6UOZm57Uewpc3sW0YviIBphco0omrFwqg5NKeHeCpWR2Ai2N\n\n

Que deveria ter adicionado o cabeçalho "Received-SPFBL" na mensagem.

Você pode confirmar se esta mensagem específica está com o cabeçalho
"Received-SPFBL"?