[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Mon Sep 22 17:07:10 BRT 2014

Daí pra mais! Na verdade o Google e várias outras empresas falam em algo na
ordem dos 80F (quase 27c) como sendo relativamente seguro. Levantei a
questão justamente por causa dessa documentação, as duas grandes vantagens
apontadas é a economia financeira (cerca 5~7% por grau acima) além de não
deixar os equipamentos de ar condicionados tão sobrecarregados (além de uma
possível sobrevida em termos de upgrade não realmente necessários em termos
de refrigeração).

Como contra, a única coisa que vi foi em relação à tolerância em caso de
falhas no sistema de A/C, principalmente no tempo para consertar o sistema
refrigeração enquanto a temperatura sobe ou ao menos o tempo hábil para
fazer shutdown nos equipamentos do Datacenter, enfim.

Aqui na empresa o pessoal mais antigo criou uma cultura de manter na casa
dos 20c como sendo a melhor pratica no senso comum, mas não é raro me
deparar com 16~18c após um final de semana :-)

Algumas das documentações que li há alguns meses quando comecei a pensar à
respeito:

http://computerworld.com.br/tecnologia/2012/01/05/que-tal-aumentar-temperatura-do-data-center-para-27-graus/

http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialdcseg1/pagina_5.asp

http://www.webarcondicionado.com.br/a-relacao-entre-ar-condicionado
-e-data-centers

http://computerworld.com.br/tecnologia/2011/07/27/como-reduzir-a-temperatura-do-data-center-sem-aumentar-o-custo/

http://www.datacenterknowledge.com/archives/2008/10/14/google-raise-your-data-center-temperature/

Vamos conversando, particularmente acho esse assunto muito interessante, e
o financeiro agradece :-)

[]'s