[MASOCH-L] Validar Headers com Postfix ou Spamassassin

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Sep 16 09:55:25 BRT 2014

On Mon, 15 Sep 2014, Lucas Willian Bocchi wrote:

> Boa tarde pessoal
>
> Me deparei com alguns e-mails que estão vindo como spam para a minha rede

> Como vocês podem ver, o cabeçalho from: do spammer veio com o endereço
> de um usuário válido do meu domínio. O spamassassin nem bola deu pra
> ele, a checagem do spf também passou por que o domínio não tem entrada
> TXT.

e nem daria. o SPF verifica o remetente declarado no envelope, que aparece
no cabeçalho Return-Path:. O From: é meramente decorativo.

acho que o melhor lugar para pegar um caso assim é o spamassassin. minha
ideia seria dar um peso grande para o caso Return-Path != From, só que eu
não sei como fazer isso ;) e pode ter efeitos colaterais indesejáveis.

-- Danton