[MASOCH-L] Coisa esquisita com disco externo Seagate 4Tera

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Oct 8 14:54:52 BRT 2014

Espetei um disco externo Seagate de 4T em meu PC e observei uma
divergência entre o tamanho do setor lógico retornado pelo hdparm e pelo
parted.

$ hdparm -I /dev/sdc
 	Logical  Sector size:                   512 bytes
 	Physical Sector size:                  4096 bytes

mostra setor lógico de 512 bytes e físico de 4K, no entanto o parted
mostra:

Model: Seagate Expansion Desk (scsi)
Disk /dev/sdc: 4001GB
Sector size (logical/physical): 4096B/4096B

Porque a discrepância?

Aproveitando o email, alguém nesta lista usa ou tem familiaridade com o
DRBD? estou apanhando um pouco dele justamente com esse disco que
mencionei e pelo jeito o problema tem justamente a ver com o tamanho do
setor lógico.

-- Danton.