[MASOCH-L] Servidor de email like Gmail.

Dyego Alexandre Eugenio dae at certi.org.br
Thu Nov 20 22:20:04 BRST 2014

Galera, deram muitas opções boas.
Respondendo algumas perguntas.

O que impede o usuário entrar na interface web é que ele não sabe a senha da conta (no caso da empresa que presto consultoria). Eles apenas usam o cliente de email conectado via POP/SMTP no Gmail que já tem na próprio configuração da conta pra manter a cópia do email lido via POP (mesmo que marque para não manter cópia, ele mantém) e o SMTP as mensagens são salvas automaticamente nos itens enviados.

Como falaram do BCC, no caso do postfix consigo apenas enviar para um email especifico, onde pensei em usar o sieve do devocot pra salvar a mensagem em um diretório especifico, entretanto o mesmo não da essa opção de salvar em diretório que não seja dentro do home do cliente (subpastas).

E é como nosso amigo falou, gerenciar uma única conta com todos os emails seria complicado.
Apesar que já pensei nisso, de todas as mensagens que chegarem sejam enviadas para essa conta master e separar via SIEVE em subpastas dentro da própria conta. Exemplo:

master at dominio.com.br <mailto:master at dominio.com.br>
/var/mail/master/.email1/inbox
/var/mail/master/.email1/sent
/var/mail/master/.email2/inbox
/var/mail/master/.email1/sent

Mas ficaria muito amador.

Quanto a solução do Thunderbirds com acesso a todas as contas, até é legal. amadora, mas legal.

A questão do IMAP pra salvar nos itens enviados é como falei anteriormente, isso é facilmente desconfigurável no cliente de email, o que mata toda a minha solução.

Falando do Exim, sou bem leigo sobre ele, nunca utilizei. Vou ler a respeito. Agradeço a dica.
Vou analizar as soluções pagas propostas também: CanIt Archiver, IceWarp.

E por fim, se realmente ficar muito complicado fazer e/ou comprar uma solução, vou falar pra manter no Gmail e devolvo o dinheiro :P

--
Dyego Alexandre Eugênio
Administrador de Redes

Fundação CERTI